sábado, 20 de dezembro de 2014

645. Como Branquear os Dentes com Bicarbonato de Sódio

Quer dentes mais brancos sem ter que gastar dinheiro em tratamentos e produtos caros? Por sorte, há um produto caseiro comum que faz maravilhas no clareamento dentário: bicarbonato de sódio! O bicarbonato de sódio é um abrasivo leve que remove com eficácia as manchas nos dentes causadas por chá, café, cigarros e outras coisas. Saiba como fazer isso.
Método 1 de 2: Básico
1 – Misture o bicarbonato de sódio com água. Em uma pequena xícara, misture meia colher de chá de bicarbonato de sódio com meia colher de chá de água. Misture para formar uma pasta. Mergulhe sua escova de dentes na xícara, para cobrir as cerdas com a pasta de bicarbonato de sódio.
Como alternativa, você pode colocar a escova de dentes húmida directamente no bicarbonato de sódio e o pó irá se prender nas cerdas. Porém, o gosto do bicarbonato será muito forte se você usar este método.
2 – Escove os dentes de um a dois minutos. Escove seus dentes como você normalmente faria, mas concentre-se em passar a escova em todas as aberturas e reentrâncias. Não escove os dentes por mais de dois minutos, já que o bicarbonato de sódio é um abrasivo leve e pode começar a corroer o esmalte dos seus dentes.
Esteja ciente de que o gosto do bicarbonato de sódio não é particularmente agradável!
3 – Enxagúe. Cuspa o bicarbonato de sódio e enxagúe a boca com água ou enxaguante bucal. Lave bem a sua escova de dentes também.
4 – Repita em dias alternados. Você deve repetir o processo de escovação dos dentes com bicarbonato de sódio em dias alternados de uma a duas semanas. Você irá perceber uma leve diferença entre a cor dos seus dentes depois de alguns dias e uma diferença substancial depois de duas semanas.
Depois de duas semanas escovando os dentes com bicarbonato de sódio em dias alternados, você diminuir a frequência para apenas uma ou duas vezes por semana. Isso é porque as propriedades abrasivas do bicarbonato de sódio podem danificar o esmalte dos seus dentes se o bicarbonato for usado com muita frequência.
Esteja ciente de que escovar seus dentes com bicarbonato de sódio não deve substituir a escovação com a pasta de dente. A pasta de dente contém flúor, que é importante para fortalecer os dentes e prevenir cáries.
Método 2 de 2: Alternativos
1 – Misture o bicarbonato de sódio com água oxigenada. Água oxigenada também é outro excelente produto que temos em casa e que pode ser usado para clarear os dentes com eficácia. Basta misturar meia colher de chá de água oxigenada com uma colher de chá de bicarbonato de sódio para formar uma pasta que lembra a consistência de uma pasta de dente. Escove os dentes com esta mistura, depois deixe agir nos dentes por um ou dois minutos. Enxagúe com água ou enxaguante bucal.
A água oxigenada pode ser encontrada na maioria das farmácias e é geralmente vendida em frascos opacos, para prevenir que a solução reaja com a luz. Certifique-se de comprar uma solução de 10 volumes, que é segura para o uso oral.
A água oxigenada também é um eficaz enxaguante bucal anti-bacteriano.
2 – Misture o bicarbonato de sódio com suco de limão. O bicarbonato pode ser misturado com suco de limão fresco, já que o ácido cítrico é um eficaz agente alvejante. Basta misturar meia colher de chá de bicarbonato de sódio com meia colher de chá de suco de limão fresco. Escove esta mistura em seus dentes usando uma escova de dentes e deixe agindo por cerca de um minuto antes de escovar bem.
Esteja ciente de que a maioria dos dentistas não recomenda este método, já que o ácido cítrico é corrosivo e irá danificar seus dentes.
3 – Misture o bicarbonato de sódio com a pasta de dentes. Você pode misturar um pouco de bicarbonato de sódio com a sua pasta de dentes comum para ter os efeitos alvejantes do bicarbonato de sódio, combinados com as propriedades fortificantes e de protecção do flúor existentes na pasta de dentes. Basta colocar a quantidade normal de pasta de dentes em sua escova de dentes, salpicar um pouco de bicarbonato de sódio em cima, depois escovar normalmente.
Dicas:
Certifique-se de não escovar a sua gengiva, já que isso pode causar uma sensação de ardor e sangramento.
Usar uma escova de dentes eléctrica irá ajudar você a escovar seus dentes mais rapidamente e de forma mais eficaz.
Depois de escovar seus dentes, escove sua língua. O mau hálito apenas tem relação com os dentes quando estes estão com pedaços de comida e placa. A principal causa do mau hálito são as bactérias crescendo nas gengivas. Tente escovar levemente toda a superfície interna da sua boca (excepto a garganta) depois de bochechar o enxaguante, logo antes de enxaguar.
Avisos:
O bicarbonato de sódio pode dissolver a cola ortodôntica. Não use este método se você usar aparelho ortodôntico ou uma contenção.
Não use este método frequentemente, já que a abrasão pode danificar permanentemente o esmalte dos seus dentes. Há certas marcas especiais de pasta de dente (geralmente para os fumantes) que contém abrasivos muito mais suaves do que o bicarbonato de sódio. Elas podem ser usadas diariamente sem risco para a saúde dos seus dentes e ajudam a remover não apenas as manchas causadas pelo fumo, mas também aquelas causadas pela ingestão de café, chá e vinho.
Não escove seus dentes com muita força, já que isso pode danificar o esmalte dos seus dentes, causando hipersensibilidade.