segunda-feira, 15 de julho de 2013

620. Médicos estomatologistas versus Médicos dentistas

A Estomatologia em Portugal é um campo de actuação por dois profissionais distintos: Médicos Estomatologistas e Médicos Dentistas. Os Médicos Estomatologistas são profissionais licenciados em Medicina que se especializam posteriormente em Estomatologia, exercendo em hospitais públicos/privados e clínicas. Os Médicos Dentistas são profissionais licenciados em Medicina Dentária e exercem quase exclusivamente em clínicas, sendo esta licenciatura algo recente no panorama português, ao passo que há uma tendência para diminuir o número de Médicos Estomatologistas, pois as vagas disponíveis para o internato de especialidade em Estomatologia são cada vez menos.
Ambos têm formação para identificar, diagnosticar e tratar todas as patologias orais e maxilares, bem como as estruturas anexas a estas, quer de forma médica ou cirúrgica. A grande diferença reside na sua classificação profissional e anos de formação: os Médicos Estomatologistas estão contemplados na carreira médica hospitalar, enquanto que os Médicos Dentistas não têm, actualmente, qualquer carreira associada.
Após a licenciatura em Medicina, para obterem a especialidade de estomatologia, os médicos frequentam o Internato de Especialidade que tem a duração de 4 anos. Depois do exame final do internato de Estomatologia passam a ser Assistentes Hospitalares de Estomatologia e podem obter o título de Especialistas em Estomatologia pela Ordem dos Médicos.